Contar história em festas


Existem tantas formas de se comemorar aniversário...
Quando eu era pequena nossas festas eram muito importantes pra nós, mas não tinham tantas opções e atrativos como hoje!
Festa pra gente era convidar família e amigos pra ir em casa brincar uma tarde inteira, comendo coisas gostosas e cantando parabéns no final.


Hoje existem os famosos buffets que oferecem milhares de estímulos pras crianças não se entediarem durante a festa.

Aí quando a família opta por fazer em casa ou no salão de festas, fica com receio das crianças não saberem o que fazer, então procuram atrações que as ocupem. Nenhuma crítica quanto à preocupação em oferecer atrativos aos seus convidados. A questão é o que oferecer!


O que mais me admira nas famílias que têm nos procurado para contar histórias no aniversário de seus filhos é justamente a escolha pela história, sendo esta a única atração ou um complemento a outras.

Temos feito festas em diferentes espaços: apartamento, salão de prédio, casa com quintal e até em buffet! As idades das crianças têm variado entre 1 e 7 anos. Mas o que une todas elas é a escolha por fazer uma comemoração mais calorosa, mais humana e afetuosa.
Recentemente em um mesmo dia contamos história numa festa para 50 e outra para 15 pessoas. Completamente diferentes, uma em buffet outra em apartamento.


Mas ambas procuraram contadoras de histórias para oferecer aos seus filhos um momento de imaginação, um momento em que todos se juntam para ouvir e contribuir com a história a ser contada, acima de tudo um momento em que estão todos inteiros e mobilizados em torno de algo em comum, com um clima afetuoso unindo os convidados.
Sinto o momento da história como um laço que fazemos em torno da festa.
Damos a volta, juntamos todos, completamos o laço e saímos, deixando uma festa mais quente e calorosa do que a que encontramos.




Obrigada aos pais e mães da Martina, do Victor, da Helena, da Raquel, da Gabi, da Laura e do Rodrigo; e também da Nina, Ami, Olívia, Antonio, Pedro, Bruno, Artur, Bia, Sofia, Ísis... Obrigada por confiarem a nós a feitura deste laço de carinho e calor humano!




Paula Lisboa.